FAQ

O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento que certifica que uma edificação atende aos requisitos mínimos da norma estabelecidos para garantia de segurança aos ocupantes da edificação em situação de incêndio. Sua emissão é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

O CLCB é o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, esse documento tem como função certificar que um espaço corre baixo risco de incêndio e que atende aos requisitos mínimos da norma para garantir segurança aos ocupantes da edificação em caso de incêndio. O CLCB possui mesma função que o AVCB, porém é destinado a edificações mais simples.

O AVCB é um dos documentos obrigatórios para a abertura de uma empresa em diversos segmentos, dentre eles os setores de comércio, indústria e saúde, sem ele, o estabelecimento atua de forma irregular.
Caso ocorra um incêndio em suas instalações, as penalidades contra a empresa e contra você, dono da empresa, serão severas. Em muitos casos, quando a empresa não possui a documentação de combate a incêndio, o fogo e suas consequências, como feridos e mortos, é julgado como crime doloso. Isso significa que a empresa assumiu o risco e estava ciente de todos os perigos de não atender às regras do Corpo de Bombeiros.

1 - Elaboração do Projeto de Segurança Contra Incêndio(PSCI)
Documento onde são indicados os equipamentos de segurança necessários para a segurança da edificação como extintores, alarme, hidrantes e sprinklers.
2- Aprovação do projeto pelo Corpo de Bombeiros
O PSCI (Projeto de Segurança Contra Incêndio) é enviado ao Corpo de Bombeiros para uma verificação quanto ao atendimento as normas de estabelecidas. Após verificado recebe um ACP(Atestado de Conformidade de Projeto).
3 - Instalação dos equipamentos de proteção
Após aprovação do projeto devem ser instalados todos os equipamentos previstos como extintores, alarme, hidrantes e sprinklers.
4 - Vistoria técnica do Corpo de Bombeiros
Após instalação dos equipamentos de proteção deve ser solicitada a vistoria do Corpo de Bombeiros à edificação. Será avaliado se os equipamentos instalados estão conforme indicado em projeto aprovado e se funcionam perfeitamente.
5 - Emissão do AVCB
Após todo processo o Corpo de Bombeiros Emite o AVCB(Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)

No Estado da Bahia, o AVCB/CLCB tem validade de 1 ano. Em outros estados, esses prazos podem variar, por isso é fundamental consultar as normas da localidade em que a sua empresa está instalada.

O AVCB deve ser renovado sempre que estiver vencido, já que mantê-lo atualizado é obrigação de todas as empresas das quais ele é exigido. Caso não houver alteração nas instalações físicas do estabelecimento, será solicitado apenas uma nova vistoria do Corpo de Bombeiros para emissão do documento atualizado.

Nossa expertise é a Engenharia de Segurança Contra Incêndio, seremos os responsáveis por garantir tranquilidade e segurança ao patrimônio e principalmente aos ocupantes de sua edificação. Buscamos a excelência na execução de nossas atividades, atuamos em todo o processo executivo, desde o planejamento, dimensionamento de projetos, instalação dos sistemas, até a tramitação para emissão do AVCB(Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).